Nossa EBD

HISTÓRIA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DA IPBSD

Não havendo, na época, o Templo Presbiteriano. Os cultos funcionavam aos domingos, pela manhã, na residência do irmão José Alves de Oliveira (Seu Zuza) e, pela noite, na residência do irmão Manoel Fraga Dantas. A professora Gregória do Prado Dantas, sentindo a necessidade premente do ensino religioso na igreja, sugeriu a formação da Escola Dominical na residência de Seu Zuza, com duas classes: a dos adultos e a das crianças.

Profª Gregória do Prado Dantas e Manoel da Fraga Dantas

José Alves de Oliveira (Seu Zuza)

Em 1911, fundou-se a Escola Dominical de caráter permanente, graças à iniciativa do Rev. Alfeu Barra de Oliveira, pastor local, designando o irmão João Alves como superintendente, um secretário e quatro classes: “Heroínas da Fé”, das senhoras; “Pioneiros”, dos homens; “Olivete” e “Joías de Cristo”, das crianças.

 Rev. Alfeu Barra de Oliveira e Raimunda Gondin de Oliveira
Superintendente João Alves e Elvira Déda
]
Com a fundação do Templo Presbiteriano, a Escola Dominical passou a ser sediada em salas de aula, ao lado do templo.

Fundação do Templo Presbiteriano
21 de abril de 1929
Dia da Escola Bíblica Dominical 1960
Escola Bíblica Dominical
21 de abril de 1985
Escola Bíblica Dominical
22 de abril de 1990
Escola Bíblica Dominical
22 de abril de 1990
Cantata de Natal 1995
Coreto da Praça Barão de Santa Rosa
Escola Bíblica Dominical 2002
Dia da Escola Bíblica Dominical 2003

Por iniciativa do Conselho da Igreja Presbiteriana de Simão Dias, acolhendo proposta do Presbítero Samuel Santana Cruz, a Escola Bíblica Dominical passa a ser denominada Escola Bíblica Dominical “Prof. Udilson Soares Ribeiro”.

Escola Bíblica de Férias
julho de 2004
Dia da Escola Bíblica Dominical
16 de setembro de 2007
Escola Bíblica Dominical
20 de abril de 2008
Escola Bíblica Dominical 2008
Congregação Presbiteriana Pov. Lagoa Seca
Escola Bíblica de Férias 2008
"O Sábio Construtor"
Dia das Crianças 2009
Dia das Crianças 2009
Congregação Presbiteriana Pov. Lagoa Seca
Escola Bíblica de Férias 2009
"O Diário de Simonton"
Cantata de Natal 2009
"Um Rei Diferente"
Escola Bíblica de Férias 2010
"A aventura de caminhar com Cristo"
Cantata de Natal 2010
"O Grande Amor de Deus"
Relatos e imagens Olda do Prado Dantas


***

DISCURSO DO CENTENÁRIO DA EBD

A Escola Bíblica Dominical da Igreja Presbiteriana em Simão Dias foi criada em 1911, quando a comunidade ainda era uma Congregação, sob a égide das famílias Dantas e Oliveira.

Desde então, tem-se destacado como oficina da construção de uma sociedade embasada nas Sagradas Escrituras, para a glória de Deus Pai, por Jesus Cristo, Senhor e Salvador nosso, na Unidade do Espírito Santo.

Como coluna e baluarte da verdade, a Escola Bíblica Dominical tem transmitido a Santa Doutrina, “a Fé que uma vez foi dada aos Santos”, sem atender aos apelos e à pressão daqueles que querem um evangelho fácil dos ritos e canções de mercado, do que a simplicidade do cristianismo genuíno.

Por isso, ensina-se à luz das legítimas tradições da Igreja, dos princípios da Reforma do século XVI e investe-se na hinologia do Hinário Novo Cântico e de outros hinários, essencialmente evangélicos, rubricas litúrgicas solenes, que invistam na grandeza do espirito.

Princípios didático-pedagógicos modernos norteiam a divisão em classes, da faixa etária infantil à adulta, buscando inserir o crente na práxis do mundo moderno, de modo que acompanha as transformações técnico-científicas, sociais, culturais e políticas, sem abandonar o depósito da Fé, nem desconectar-se dos vultos, princípios e das ações históricas que lhe deram concretude.

Seja, pois, Deus glorificado na luta desta santa Escola para produzir crentes piedosos, pessoas de bem e cidadãos honrados que caminhem à luz e sob o projeto da Jerusalém Celestial.

Superintendente Davi Soares Santos Ribeiro (desde 2007)

Comentários

Postagens mais visitadas