Nossa Igreja

HISTÓRIA DA IGREJA PRESBITERIANA EM SIMÃO DIAS-SE

O ministério presbiteriano chegou a Simão Dias na última década do século XIX por intermédio do colportor José Maria, músico e pregador leigo, oriundo de Riachão do Dantas, apoiado pelo pastor Rev. Cassius E. Bixley, missionário norte-americano responsável pela congregação de Urubutinga na zona rural de Lagarto.

Oriundo de Estância, veio residir em Simão Dias o casal Capitão Licínio Guimarães, musicista e advogado rábula e D. Amélia Guimarães, em cujo lar foi instalado o primeiro salão de cultos.

No início do séc. XX, chega Manoel da Fraga Dantas, que se casou com D. Gregória F. do Prado, presbiteriana, professora formada pelo Colégio Americano. Ele se dedicou ao Evangelho, aprendeu música instrumental e juntamente com a família de José Alves de Oliveira, seu Zuza, deram grande impulso à obra.


Sra. Gregória  F. do Prado e Sr. Manoel da Fraga Dantas
Em 1911 é instalada a Congregação Presbiteriana de Simão Dias. Os cultos são realizados na casa da família Dantas e a Escola Dominical, no lar da família Alves de Oliveira.


Pb. José Alves de Oliveira
Faz-se mister construir o Templo. Em 1927, o Sr. João Barreto, pessoa não presbiteriana e bem conceituada, põe-se à disposição do Sr. Manoel Dantas, com o objetivo de ver o templo construído e doa o terreno. Sob a liderança do seu primeiro pastor, o Rev. Alpheu Barra de Oliveira, as famílias Dantas, Oliveira, Celestino e Rodrigues, entre outras, lançaram madeira da construção com o apoio da baronesa Ana Freire de Andrade, que ofertou a madeira da construção. Representantes de laboratórios farmacêuticos também colaboraram.

Rev. Alpheu Barra de Oliveira
Às 17 horas do dia 21 de Abril de 1927, na residência de Manoel da Fraga Dantas, sob a supervisão da Comissão do Presbitério Bahia-Sergipe, constituída pelo Rev. Celso Lopes Pereira e Alpheu Barra de Oliveira, pelos presbíteros Honorino Ferreira de Araújo e Pedro Santana Machado é instalada a Igreja Presbiteriana em Simão Dias, com 52 membros comungantes e 49 não-comungantes. Eleitos e ordenados os presbíteros Manoel da Fraga Dantas, José Alves de Oliveira e Marcolino Gama, e os diáconos José Rodrigues da Cruz e João Alves de Oliveira.

A pedra fundamental do templo foi lançada em 21 de abril de 1927, tendo o Rev. Alpheu Barra enterra numa caixa metálica um exemplar da Bíblia Sagrada, o jornal da cidade e moedas da época.

Para legalizar o terreno recebido do Sr. João Barreto, no ano de 1957 foram procurados os proprietários foreiros, a saber, D. Maria Júlia Andrade Carvalho, Dr. Manoel Aguiar e D. Maria Freire de Aguiar, que lavraram a Escritura de Doação Intervivos, registrada no Cartório Imobioliário desta Comarca sob nº 7.500, fls 24 do livro 3-H, em 11 e janeiro de 1957.

Destacaram-se na obra de construção do templo os presbíteros Manoel da Fraga Dantas, José Alves de Oliveira e o diácono José Rodrigues da Cruz, Germírio C. Santos e Francisco Correia Andrade.

Diácono José Rodrigues da Cruz, filha e esposa
Diácono João Alves de Oliveira

Prof. Francisco Correia de Andrade
Em 21 de abril de 1929 o templo é inaugurado com Culto Solene, tendo por pregador o Rev. Antônio Almeida e a ministração do hino 529 (Hinário Salmos e Hinos) e do hino 454 (Hinário Cantor Cristão).

Inauguração do Templo Presbiteriano
21 de abril de 1929
Ao longo dos 80 anos de organização a Igreja Presbiteriana em Simão Dias tem se destacado pela perseverança na sã doutrina e a fidelidade aos princípios da fé reformada. Muitos dos que combateram o bom combate e completaram a carreira, guardando a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, acham-se na glória celeste, na presença de Jesus. Infelizmente, alguns se perderam no caminho. No entanto, podemos render graças a Deus Pai Todo-Poderoso, pelo sustento e o reconhecimento de que até aqui o Senhor nos tem ajudado e por isto estamos alegres.

Templo Presbiteriano
21 de abril de 1992
Templo Presbiteriano
(Década de 90)
Templo atual



Fonte: Profª. Olda do Prado Dantas (in memorian)
Pb. Udilson Soares Ribeiro (in memorian)
2007

Postagens mais visitadas